segunda-feira, 12 de março de 2007

sobre um guardanapo

venho um pouquinho pra cá porque um guardanapo me parece um pouco mais descartável. Talvez não seja isso porque guardo todos os guardanapos rabiscados. Talvez esteja apenas variando de espaço. Talvez a idéia megalômica de que poderei abastecer três espaços. Talvez a loucura total ou ainda talvez, nenhuma das opções. O que me agrada é que esse espaço seja público.

Durante muitos anos escrevi prioritariamente no Sobretudo de Lona e as confusões que surgiram naquela época (e não foram poucas), aconteceram porque as pessoas discordavam de algumas opiniões que eu colocava ali. Isso gerava discussão, em aguns casos, briga mesmo. Depois de cada um dizer o que bem entendia, nos dividíamos educadamente, cada um voltando-se para seus espaços e excluindo, se fosse o caso, nossos desafetos.

o resultado nesses anos todos foi muito proveitoso, fiz muito mais amigos do que inimigos, tive a oportunidade de conhecer muita gente bacana, de aprender muito com essas pessoas. porque não adianta nada escrever aqui se não estamos abertos para aprender. escrever não é nada mais do que lançar um idéia e se preparar para ouvir idéias diferentes. em muitos casos, reformulei minhas opiniões.

por questões operacionais do próprio provedor, deixei temporariamente o Sobretudo de Lona e passei a publicar no análogo CONFISSÕES DO SOBRETUDO. nada de mais. eu sou o mesmo, mudou apenas o título fantasia e o endereço de URL. mas parece que alguma coisa a mais mudou. não sei bem explicar, mas comecei a receber um número infinitamente maior de correspondência no e.mail e por outros modos de correspondência.

surgiram amigos novos e até meu querido olavo mandou uma carta carinhosa. entretanto, a percepção do que escrevo mudou. mudou de eixo. compreender o que estava escrito ficou mais difícil e as reações contrárias passaram a vir de forma virulenta.
evidentemente que eu estou pouco ligando pra quem não entende e não consegue discutir. durante toda a minha vida discuti idéias e vou continuar assim.

esses novos leitores ignoraram o espaço para comentários e preferiram todos usar o e.mail ou mecanismos de conversação mais rápidos. tudo bem, pra mim tanto faz. o que me interessa é poder continuar falando essas coisinhas que tenho vontade de dizer e que as novas tecnologias permitem que sejam publicadas. e um guardanapo, é bom não esquecer, pode sempre ser jogado na lixeira.

Nenhum comentário: